SANTO ANTÔNIO: O PARAÍSO PERDIDO DO CENTRO HISTÓRICO

Existe o Pelourinho e também existe a sua “ a outra metade”. Não tão badalada quanto a parte mais famosa do centro histórico mas tão charmosa e igualmente relevante em história, cultura e charme. Há poucos minutos da nossa pousada existe um refúgio para artistas e boêmios e que os turistas estão redescobrindo: O Santo Antônio Além do Carmo.

Receitas da Ritinha: Filé à Moda do Santo Antônio Além do Carmo.

De carro ou a pé ( o que torna o passeio mais fortuito se apreciar ) a jornada pela história do bairro começa na Igreja do Paço, cujas escadarias serviram de cenário para gravação de uma das mais icônicas cenas do cinema brasileiro. Lá, foi filmada a cena de “ O Pagador de Promessas” vencedor da Palma de Ouro em Cannes e também sua versão televisiva. Um deleite para qualquer amante da sétima arte.

Continuando pela Rua do Passo, o Santo Antônio começa a se revelar com seus cafés, ateliês, estúdios, brechós e antiquários para todos os gostos.  Nesse trajeto pode ser vista a Igreja do Boqueirão, O Convento e Igreja do Carmo e Forte da Capoeira, duas maravilhas arquitetônicas. Mas o visitante sabe que realmente chegou ao coração do bairro quando se depara com a Cruz do Pascoal, orátório que fica entre as três ruas que dão início ao largo do Santo Antônio Além do Carmo. A região está repleta de bares e restaurantes para todos os gostos.

Com disposição para percorrer todo o caminho até o largo, ao final todos se deparam com a principal atração do lugar : A Igreja do Santo Antônio, envolta por uma praça com banquinhos e um parque para as crianças. Mas o principal prêmio de um passeio ( especialmente no fim da tarde) até o Santo Antônio, é a vista da Baía de todos os Santos. Seus magníficos casarões, sobrados e solares ainda mais bonitos sob a meia luz de um belíssimo pôr-do-sol. Não deixe de visitar.

Compartilhe esta publicação: