03/08

A poucos metros da Praça Castro Alves, no final da Ladeira de São Bento, próximo do Terreiro e, não muito afastado do Pelourinho, onde está a Pousada Solar dos deuses, há uma belíssima abadia composta por uma igreja, colégio e faculdade. Projetada em estilo neoclássico por monges beneditinos, o primeiro de toda a América Latina. Estamos falando do Mosteiro de São Bento.

Um bom dia para visitação é no domingo às 10 da manhã, quando ocorre a missa dominical, com coral de monges cantando a missa em latim através de cantos gregorianos cujo acompanhamento é feito com um órgão de tubos. Vale a pena após a missa, ir ao salão ao lado receber uma bênção individual com o monge que fica de plantão para atender a comunidade. Depois uma boa pedida é visitar o museu de arte sacra do Mosteiro onde estão expostas esculturas de Frei Agostinho da Piedade e pinturas de Frei Ricardo do Pilar e uma biblioteca com 300 mil volumes entre livros e documentos. Na lateral tem uma lojinha com souvenires religiosos e o famoso bricelet (biscoito artesanal) feito pelas monjas beneditinas de Coutos.

Interessado?  A Arquiabadia de São Sebastião da Bahia ou simplesmente Mosteiro de São Bento, abre as portas de 2ª a 6ª, das 6h30 às 19h, sábado, das 6h30 às 8h, domingo, das 6h30 às 12h. Não deixe de conferir!