03/12
Muito famoso regionalmente, o dia de Santa Bárbara, que representa  Iansã no sincretismo religioso, é  comemorado todos os anos com missa e procissão em Salvador. Tradicionalmente, católicos, candomblecistas e umbandistas se reúnem no Largo do Pelourinho, para acompanhar a missa campal.
Inicialmente o caruru (prato típico a base de quiabo)  feito por comerciantes antecede o festejo,  logo após de uma missa celebrada na Igreja de Santa Bárbara da Liberdade no domingo.
Na terça-feira, às 08h00, a missa marca o ápice da celebração, sendo marcada por um forte sincretismo entre católicos, candomblecistas e umbandistas, que fazem pedidos e agradecimentos.
Após a missa campal, o cortejo segue em procissão até a quartel do corpo de Bombeiros na Ladeira da Praça, onde a imagem da santa é entregue aos bombeiros.
E por fim, os fiéis se dirigem ao Largo do Pelourinho, aonde irão ocorrer atrações musicais de musica regional durante todo o dia.
A festa é Patrimônio Imaterial da Bahia e leva milhares de fiéis ao Centro Histórico todos os anos, com um cenário vermelho e branco. Vista sua camisa vermelha e venha aproveitar esse dia tão especial com muita música no Pelourinho!