24/05

Do Relógio de São Pedro, belíssimo monumento de 1916, já se tem uma idéia da extensão do lugar. O mar de pessoas, a infinidade de lojas e comércios variados na principal via urbana da cidade diz muito do lugar, palco de narrativas históricas e de legado arquitetônico imensurável. Estamos falando da Avenida Sete de Setembro.

Começamos essa série com o Distrito de São Pedro. Começa na região do Largo do Campo Grande onde está localizado um dos mais importantes símbolos da Independência da Bahia, a figura do Caboclo, monumento ao Dois de Julho. Indicamos também uma visita a Praça da Piedade mais adiante. Reformada em 1998, foi cercada por grades ornamentadas pelo artista plástico Carybé.  A Piedade foi o palco da execução dos quatro conjuradores da Revolta dos Alfaiates e vale a visita somente por essa referência na nossa história. Lá na gente, para quem curte Arquitetura, um prato cheio é o Mosteiro de São Bento, edifício eclético e centenário.

A Avenida Sete é um marco do urbanismo na Capital Baiana. Está localizada no centro da cidade a poucos minutos do Pelourinho, onde está a Pousada Solar dos Deuses. Se hospede conosco e não deixe de conhecer!