Guia de Salvador

Melhores Atrações da Capital Baiana

Pelourinho

Patrimônio histórico da humanidade tombado pela UNESCO, o Pelourinho conta com um conjunto arquitetônico colonial barroco preservado que conta com museus, igrejas e centros culturais incríveis que farão você viajar no tempo.

Catedral Básilica

Sendo uma das mais belas e importantes catedrais do Brasil, a Catedral Basílica foi lançada em 1657 com sua estrutura em pedra e apenas em 1746 foram instaladas as estátuas em sua fachada. Furto de quase 100 anos de construção (interna e externamente) a Catedral foi recentemente restaurada sob supervisão do IPHAN em um processo que durou quase 4 anos e está novamente aberta ao público. Denitivamente uma atração que não deve ser deixada de lado durante sua visita ao Pelourinho.

Igreja de São Francisco

Localizada no Pelourinho e classificada como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, a Igreja de São Francisco é a mais importante igreja do centro histórico de Salvador. Sua construção se deu início no século XV, e seu interior é todo revestido de ouro.

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873, e foi o primeiro elevador urbano do mundo. Até hoje, é utilizado como meio de transporte pelos moradores de Salvador. Do seu alto tem-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo, e por essa razão se tornou um dos principais cartões postais da cidade.

Farol da Barra

Construído em 1698, o Farol da Barra foi o segundo farol existente em todo o ontinente americano. Atualmente ele se encontra preservado, restaurado e conta com um museu náutico em seu interior. Todos os dias várias pessoas vão ao Farol da Barra para apreciar o por do sol com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos. Um programa imperdível para quem vem visitar Salvador.

Igreja do Bonfim

Para o povo baiano, a Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica. Todos os anos na segunda quinta-feira do mês de janeiro, realiza-se a Lavagem do Bonm, na escadaria da igreja que se torna palco de uma das maiores festas que celebram a religiosidade e sincretismo na Bahia.