Deixamos aqui algumas sugestões de passeios, para que possa desfrutar de tudo o que Salvador e a Bahia têm para lhe oferecer em termos de beleza, lazer e cultura.

City Tour: A Arte de Carybé em Salvador, Bahia

O nome do artista plástico Carybé, natural da Argentina, é indissociável de Salvador, para onde veio morar em 1950. Sua intensa atividade artística deixou um legado riquíssimo de obras espalhadas por toda a cidade.

O ponto de partida é nosso Hotel Pousada no Pelourinho, centro histórico de Salvador, Bahia.

Comece por conferir o painel existente na fachada da Fundação Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, e visite depois o Museu Afro Brasileiro, no Largo do Terreiro de Jesus, cujo acervo contém algumas obras do autor.

Caminhe na direção da rua Chile e aprecie o painel existente na esquina com a Rua Ruy Barbosa. Bem em frente, outra surpresa lhe aguarda no interior da agência do Banco Bradesco: um painel riquíssimo onde Carybé utiliza diferentes tipos de materiais.

Pegue um ônibus até ao Largo do Campo Grande, onde pode contemplar a beleza do gradil que o autor concebeu para o jardim. Com sorte, poderá tentar visitar o átrio de entrada do Teatro Castro Alves, onde está instalado um dos maiores painéis do autor, alusivo à formação do Brasil.

O próximo destino é o Museu Carybé localizado no Forte de São Diogo, no Porto da Barra. O espaço museológico é um dos projetos mais recentes de Salvador e permite interagir com a obra do artista, incluindo uma visita virtual ao estúdio onde produzia o seu trabalho.

Para retornar ao Pelourinho, desça de táxi pela Av. Contorno e contemple o bonito gradil projetado para o Museu de Arte Moderna, no Solar do Unhão.