Visite Salvador da Bahia e descubra os encantos de uma cidade rica em história, cultura e lazer. Confira nossas dicas de passeios e deixe se surpreender!

Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Fundada em 1549, foi a primeira instituição hospitalar do país, destinada a atender aos enfermos dos navios dos portos e moradores da cidade. O acervo, composto por mais de 3 mil peças catalogadas, contextualizam uma narrativa histórica de quase 500 anos. Destaque para os azulejos de 1712 que reproduzem a Procissão do Fogaréu. O museu fica localizado no Pelourinho, entra a Praça da Sé e o Elevador Lacerda. 

Museu Afro-Brasileiro
 
Com 35 anos de existência e localizado no Pelourinho, o Museu é um dos poucos no país a tratar exclusivamente das culturas africanas e indígenas e sua presença na formação da cultura brasileira. Seu acervo conta com uma coleção de peças ligadas aos aspectos culturais, trabalho, tecnologia, arte e religiões africanas.


 Casa do Rio Vermelho
 
Conhecida também como a casa de Jorge Amado e Zélia Gattai (famosos escritores brasileiros). A casa, que fica localizada no bairro do Rio Vermelho, foi transformada em um memorial e conta com a exibição de vídeos, efeitos de som e fotografias, com o conceito da interatividade. O museu conta histórias de Jorge e Zélia, e inclui o jardim onde estão depositadas as cinzas do casal.
 
 Carlos Costa Pinto
 
O museu, localizado no Corredor da Vitória apresenta os objetos luxuosos da aristocracia baiana, representada, principalmente, na coleção de jóias feitas de ouro e pedras preciosas. A prataria compõe a seção mais numerosa do acervo, grande parte do final do século XIX. Peças como as insígnias da Ordem Imperial do Cruzeiro, da Ordem Militar de Cristo e a da Imperial Ordem da Rosa se destacam, além das luminárias de cristal Baccarat, França, e do mobiliário do século XVII ao XIX.
 
 Museu de Arte Sacra
 
Conhecido mundialmente por seu incrível acervo de arte sacra, o museu, localizado no bairro Dois de Julho, mantém uma exposição permanente que abrange os séculos XVI, XVII, XVIII e parte do século XIX. O seu conjunto arquitetônico desfruta de privilegiada vista para a Baía de Todos os Santos e Ilha de Itaparica.
 

Museu de Arte Moderna da Bahia

Localizado no sítio histórico do Solar do Unhão, no bairro Dois de Julho e oferecendo uma vista incrível para a Baía de Todos os Santos, o MAM-BA possui um espaço técnico com: oito salas de exposição, teatro, biblioteca e oficina de arte, que oferece cursos abertos à toda comunidade. Nas suas dependências podem ser encontradas pinturas, esculturas, fotografias e desenhos de artistas como Lina Bo Bardi, Tarsila do Amaral, Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri.